Paramedicina comunitária na gestão de doenças e de lesões urgentes e de baixa gravidade

Added June 2, 2020

Citation: Bigham BL, Kennedy SM, Drennan I, et al. Expanding Paramedic Scope of Practice in the Community: A Systematic Review of the Literature. Prehospital Emergency Care 2013; 17: 361-372

Free to view: No

De que se trata? A pandemia da Covid-19 está a colocar uma enorme pressão sobre os serviços e recursos de prestação de cuidados de saúde. A investigação existente sobre os efeitos da expansão da função dos paramédicos na gestão de doenças e de lesões urgentes e de baixa gravidade (chamada “paramedicina comunitária”) pode fornecer informações úteis aos responsáveis políticos.

Nesta revisão sistemática, os autores procuraram estudos que avaliassem a expansão da abrangência da prática dos paramédicos. Restringiram as pesquisas a artigos publicados em língua inglesa, de 2000 até Setembro de 2011. Incluíram 11 artigos, que incluem 1 ensaio aleatorizado, um relatório separado que usa os dados do ensaio e outros 9 estudos. Os relatórios eram da Austrália (1 estudo), Canadá (1) e do Reino Unido (9).

O que foi constatado: O ensaio aleatorizado concluiu que os paramédicos podem praticar a paramedicina comunitária em segurança, e melhorar a performance do sistema e os resultados dos pacientes.

As funções dos paramédicos cuja expansão foi alvo de acordo, os impactos da expansão destas mesmas funções em comparação com a prática habitual e os impactos a longo prazo na paramedicina comunitária não são claros.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share