Pacotes de cuidados na gestão da DPOC

Added July 27, 2020

Citation: Lloyd C, Garside J. Care bundles in the management of a COPD exacerbation. British Journal of Nursing. 2018 Jan 11;27(1):47-50.

Free to view pdf available here.

Free to view: No

Do que se trata? Pacientes com problemas respiratórios, como doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC), podem ter maior risco de complicações de infecção por COVID-19. A pesquisa existente sobre pacotes de cuidados para a gestão da DPOC pode fornecer informações úteis para pacientes, profissionais e formuladores de políticas.

Nesta revisão integrativa da literatura, os autores procuraram pesquisas sobre os efeitos na readmissão hospitalar de pacotes de cuidados em pacientes com DPOC. Restringiram a sua pesquisa a estudos publicados entre 2002 e 2017. Incluíram 1 estudo prospetivo de coorte, 1 análise de séries temporais interrompidas, 1 estudo de viabilidade, 1 revisão sistemática e 2 estudos randomizados.

O que foi apurado: Pacotes de cuidados podem reduzir a readmissão e o tempo de permanência, bem como melhorar a qualidade do atendimento para pacientes com DPOC, mas os resultados da pesquisa incluída nesta revisão são inconsistentes e inconclusivos.

Elementos comuns dos pacotes de cuidados incluem intervenções farmacológicas, programas de cessação do tabagismo, reabilitação pulmonar e educação do paciente.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share