Pacientes diabéticos correm maior risco de contrair COVID-19 grave e morte (pesquisa realizada em 22 de abril de 2020)

Added September 4, 2020

Citation: Kumar A, Arora A, Sharma P, et al. Is diabetes mellitus associated with mortality and severity of COVID-19? A meta-analysis. Diabetes & Metabolic Syndrome. 2020 Jul-Aug;14(4):535-45.

De que se trata? A presença de certas comorbidades, como diabetes melitos, pode representar potenciais fatores de risco para piores resultados em pacientes com COVID-19.

Nesta breve meta-análise, os autores pesquisaram estudos de caso-controlo da relação entre diabetes e a mortalidade e gravidade de COVID-19 e para determinar a prevalência de diabetes em pacientes com COVID-19. A sua pesquisa foi restringida a artigos publicados em inglês a partir de 1 de janeiro de 2020 e a pesquisa foi realizada em 22 de abril de 2020. Foram incluídos 33 estudos (total: 16 003 pacientes) da China (30 estudos), França (1) e EUA (2).

Conclusões obtidas: No momento desta revisão, os estudos incluídos indicaram que aproximadamente 10% dos pacientes com COVID-19 tinham diabetes, e que os diabetes estavam associados a um duplo aumento na mortalidade e gravidade em pacientes com COVID-19, em comparação com pacientes sem diabetes.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share