Pacientes diabéticos com COVID-19 estão em maior risco de serem admitidos numa UCI e de terem resultados a curto-prazo pouco favoráveis (data da pesquisa:  25 de março de 2020)

Added June 9, 2020

Citation: Roncon L, Zuin M, Rigatelli G, Zuliani G. Diabetic patients with COVID-19 infection are at higher risk of ICU admission and poor short-term outcome. Journal of Clinical Virology. 2020 Apr 9:104354.

De que se trata? A presença de certas comorbidades, tais como a diabetes mellitus, poderá representar potenciais fatores de risco no âmbito dos resultados mais baixos de pacientes com COVID-19.

Nesta revisão rápida, os autores pesquisaram estudos que avaliassem o risco de admissão numa unidade de cuidados intensivos (UCI) e o risco de mortalidade numa amostra de 10 ou mais pacientes com infecção por COVID-19, e que fornecessem informação sobre o estado da diabetes dos pacientes. A pesquisa foi limitada a artigos publicados em língua inglesa, e foi realizada a 25 de março de 2020. Foram incluídos 8 estudos, que avaliam o risco de admissão numa UCI (4 estudos) ou o risco de mortalidade (4). Os autores classificaram os estudos como sendo de qualidade elevada (7 estudos) ou média (1 estudo).

O que foi constatado: À data da produção desta revisão, os estudos incluídos mostraram que os pacientes diabéticos com COVID-19 apresentam um risco mais elevado de serem admitidos nas UCI, assim como um risco de mortalidade mais elevado durante a infecção.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share