Pacientes com doença hepática e doença renal crónica têm maior risco de COVID-19 grave e morte (pesquisa feita em 14 de abril de 2020)

Added August 8, 2020

Citation: Oyelade T, Alqahtani J, Canciani G. Prognosis of COVID-19 in patients with liver and kidney diseases: an early systematic review and meta-analysis. Tropical Medicine and Infectious Disease. 2020 May 15;5(2):80.

O que é isso? Pacientes com COVID-19 com comorbidades, como doença hepática e renal, podem estar com maior risco a piores resultados.

Nesta rápida revisão, os autores buscaram estudos reportando características clínicas e resultados de pacientes com COVID-19 com doença renal ou hepática subjacente. Eles restringiram suas pesquisas a estudos publicados em Inglês entre  21 de Novembro de 2019 e 14 de Abril de 2020. Eles incluíram 22 estudos (total de 5595 pacientes de COVID-19), provenientes da China (21) e Itália (1), que eles avaliaram estar em baixo risco de tendência.

O que foi encontrado: No momento desta revisão, os estudos incluídos descobriram que a prevalência de doenças hepáticas e doenças renais crónicas em pacientes diagnosticados com COVID-19 era de 3% e 1%, respetivamente.

No momento desta revisão, os estudos incluídos descobriram que a proporção de pacientes com COVID-19 que tinham uma doença grave era de 57% para aqueles com doença hepática e 84% para aqueles com doença renal crónica.

No momento desta revisão, os estudos incluídos descobriram que as taxas de mortalidade para pacientes com COVID-19 eram de 18% para aqueles com doença hepática e 53% para aqueles com doença renal crónica.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share