Os testes para COVID-19 comercializados e registados no Brasil têm uma boa precisão

Added June 26, 2020

Citation: Castro R, Luz PM, Wakimoto MD, Veloso VG, Grinsztejn B, Perazzo H. COVID-19: a meta-analysis of diagnostic test accuracy of commercial assays registered in Brazil. The Brazilian Journal of Infectious Diseases. 2020;24(2):180-7

Do que se trata? Um diagnóstico precoce e eficaz em pacientes com infecção por COVID-19 é importante.

Nesta metanálise, os autores pesquisaram por dados relacionados com a precisão dos testes para COVID-19 disponíveis comercialmente no Brasil. Restringiram as suas pesquisas a dados provenientes do site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Brasil. A pesquisa foi realizada a 30 de março de 2020. Foram identificados 16 testes de diagnóstico disponíveis no mercado no Brasil: 11 testes de anticorpos, três testes de ADN e dois testes de antigénio.

O que foi encontrado: No momento desta verificação, os dados mostraram que a precisão combinada nos testes de diagnóstico disponíveis, no Brasil, era satisfatória.

No momento desta verificação, os dados mostraram que os testes de diagnóstico de anticorpos IgG, de antigénios e testes moleculares incluídos consistiam em testes precisos.

No momento desta análise, os dados verificados mostraram que os testes de anticorpos IgM nas etapas iniciais da infecção apresentaram taxas mais altas de resultados “falsos-negativos”.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share