Os regimes com produtos de lavagem das mãos sem enxágue podem reduzir o absentismo por motivo de doenças entre menores da pré-escola e de idade escolar

Added April 22, 2020

Citation: Munn Z, Tufanaru C, Lockwood C, et al. Rinse-free hand wash for reducing absenteeism among preschool and school children. Cochrane Database of Systematic Reviews 2020; (4): CD012566

De que se trata? Intervenções físicas, tais como a lavagem das mãos, devem interromper ou reduzir a propagação da COVID-19. Todavia, em alguns lugares, existem problemas quanto a lavagem das mãos com sabão e água, tais como a necessidade de água corrente e da secagem das mãos após a limpeza. Uma alternativa é a limpeza com um produto de lavagem das mãos sem enxágue, que deve ser especialmente relevante para crianças da pré-escola e em idade escolar, e deve ajudar na redução do absentismo por motivo de doenças e na redução da velocidade da propagação da infecção.

Nesta análise sistemática Cochrane, os autores fizeram buscas de ensaios aleatorizados e quase-aleatorizados, comparando o produto de lavagem das mãos sem enxágue de qualquer tipo, com a lavagem da mão de maneira convencional usando sabão e água, outros programas de higiene das mãos tais como educação, ou sem intervenção, em menores (com idades de 2 a 18 anos) que frequentam pré-escolas e escolas em qualquer país. Não houveram restrições por data, tipo, nem idioma de publicação, e as buscas foram feitas em fevereiro de 2020. Foram identificados 19 estudos que tem os requisitos necessários (30.747 participantes) em 11 países, e todos usaram um método de agrupamento (cluster design).

O que funciona: regimes com produtos de lavagem das mãos sem enxágue parecem oferecer um efeito pequeno, mas benéfico, no absentismo por motivo de doenças respiratórias agudas e gastrintestinais, comparado com produtos de lavagem das mãos com enxágue, entre as crianças da pré-escola e das escolas elementares e primárias.

O que não funciona: Nada a observar.

O que é incerto: Nada a observar.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share