Os programas de tratamento de doenças menores em farmácias são eficazes

Added June 30, 2020

Citation: Paudyal V, Watson MC, Sach T, et al. Are pharmacy-based minor ailment schemes a substitute for other service providers?: A systematic review. British Journal of General Practice. 2013 Jul 1;63(612):e472-81.

De que se trata? A pandemia de Covid-19 está a colocar pressão sobre os serviços de saúde. Pesquisas existentes, sobre programas de tratamento de doenças menores em farmácias como um substituto de outros prestadores de serviços, podem fornecer informações úteis para os responsáveis políticos.

Nesta revisão sistemática, os autores pesquisaram estudos que avaliavam os resultados de programas de tratamento de doenças menores em farmácias sobre a saúde do paciente, e resultados relacionados a custos, e mudança da demanda de serviços de alto custo. Eles não restringiram suas pesquisas por tipo ou idioma de publicação e fizeram a pesquisa por artigos publicados entre 2001 e 2011. Eles incluíram 31 estudos, todos realizados no Reino Unido.

O que foi encontrado: Os programas de tratamento de doenças menores em farmácias são eficazes para lidar com doenças menores, diminuem significativamente o número de consultas com médicos de clínica geral e são mais baratos que as consultas com clínicos gerais.

A dimensão da capacidade que os programas de tratamento de doenças menores em farmácias têm de deslocar a demanda de ambientes de alto custo é incerta.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share