Os profissionais de saúde comunitários em países de baixos ou médios rendimentos podem ser mais eficazes em termos de custo nalgumas áreas importantes

Added May 13, 2020

Citation: Vaughan K, Kok MC, Witter S, et al. Costs and cost-effectiveness of community health workers: evidence from a literature review. Human Resources for Health 2015; 13: 71

De que se trata? A pandemia de COVID-19 está a colocar uma enorme pressão sobre sistemas de saúde e sobre profissionais de saúde. Uma maneira de aliviar isto talvez seja realizando um melhor uso da comunidade ou colocando profissionais de saúde.

Nesta revisão da literatura científica, os autores pesquisaram por trabalhos de investigação que avaliassem o custo e a eficácia de custo das intervenções baseadas no profissional de saúde comunitário efetuadas em países de baixos ou médios rendimentos. Eles limitaram as suas pesquisas a estudos publicados em língua inglesa entre janeiro de 2003 e julho de 2015. Eles incluíram 32 artigos primários e 4 artigos de revisão.

O que foi encontrado:As intervenções do profissional de saúde comunitário em países de baixos ou médios rendimentos apresentaram uma maior eficácia em termos de custo para os tratamentos da tuberculose efetuados na comunidade.

As intervenções do profissional de saúde na comunidade apresentavam, de forma geral, uma melhor relação custo-benefício em países de baixos ou médios rendimentos para a reprodução assistida, para a saúde materna, recém-nascidos e crianças; com benefícios na mortalidade neonatal e em crianças abaixo de 5 anos de idade.

As intervenções do profissional de saúde na comunidade em países de baixos ou médios rendimentos apresentavam, de forma geral, uma boa relação custo-benefício no que toca à malária.

As intervenções do profissional de saúde na comunidade em países de baixos ou médios rendimentos melhoram a cobertura e a igualdade de serviços de cuidados primários.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share