Os exames gerais de saúde em adultos têm pouco ou nenhum efeito na redução da morbilidade e mortalidade grave

Added July 14, 2020

Citation: Krogsbøll LT, Jørgensen KJ, Gøtzsche PC. General health checks in adults for reducing morbidity and mortality from disease. Cochrane Database of Systematic Reviews. 2019;(1):CD009009

Do que se trata? A pandemia Covid-19 está a colocar pressão sobre os serviços de saúde. A pesquisa existente sobre os efeitos das exames gerais de saúde pode fornecer informações úteis para os formuladores de políticas.

Nesta revisão da Cochrane, os autores pesquisaram estudos aleatórios sobre os efeitos dos exames de saúde em doenças e mortes. Eles não restringiram as suas pesquisas por idioma da publicação e fizeram a pesquisa mais recente a 31 de janeiro de 2018. Eles incluíram 17 ensaios.

O que funciona: Nada registado.

O que não funciona: Os exames de saúde têm pouco ou nenhum efeito sobre a mortalidade total ou sobre a mortalidade por cancro e possivelmente têm pouco ou nenhum efeito sobre a mortalidade cardiovascular.

Os exames de saúde tiveram pouco ou nenhum efeito sobre doenças cardíacas isquêmicas fatais e não fatais e parecem ter pouco ou nenhum efeito sobre acidente vascular cerebral fatal e não fatal.

O que é incerto: Nada registado.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share