Os enfermeiros especializados podem providenciar cuidados primários seguros e efetivos

Added June 10, 2020

Citation: Swan M, Ferguson S, Chang A, et al. Quality of primary care by advanced practice nurses: a systematic review. International Journal for Quality in Health Care 2015; 27(5): 396-404

De que se trata? A pandemia Covid-19 está a colocar pressão sobre os serviços de saúde. As pesquisas existentes sobre a expansão, em cuidados primários, do papel de profissionais de saúde não-médico podem providenciar informações e auxiliar os decisores políticos.

Nesta revisão sistemática, os autores procuraram investigações que comparassem os resultados dos cuidados providenciados por médicos e enfermeiros em funções de prestação de cuidados equivalentes. Não restringiram a pesquisa por data de publicação mas por estudos publicados em Inglês, e anteriores a junho de 2015. Foram incluídos 7 ensaios aleatorizados (10911 pacientes), do Canadá (2 estudos), dos Países Baixos (3), Reino Unido (2) e EUA (1).

O que se concluiu: Os enfermeiros especializados, quando comparados, estavam igualmente ou melhor orientados para as medidas fisiológicas (incluindo na medição da tensão arterial ou dos níveis de lípidos no sangue), satisfação dos pacientes e custo; e foram considerados seguros na prestação de cuidados primários.

As consultas de pacientes com enfermeiros especializados geralmente duravam mais tempo do que as consultas com médicos.

Os resultados dos cuidados fornecidos por enfermeiros especializados a longo prazo são incertos.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share