Organizações de Cuidados Responsáveis para organizar e fornecer assistência médica

Added June 2, 2020

Citation: Kaufman BG, Spivack BS, Stearns SC, et al. Impact of accountable care organizations on utilization, care, and outcomes: A systematic review. Medical Care and Research Review

Citation: Kaufman BG, Spivack BS, Stearns SC, Song PH, O’Brien EC. Impact of accountable care organizations on utilization, care, and outcomes: A systematic review. Medical Care and Research Review 2019; 76(3): 255–90. Epub before print: 12 December 2017.

Free to view: No

De que se trata? A pandemia do Covid-19 está a colocar uma enorme pressão sobre os serviços e recursos de prestação de cuidados de saúde. A investigação existente sobre formas de organizar e pagar pela assistência médica, tais como organizações de cuidados responsáveis (ACOs, na sigla em inglês – que são parcerias entre quem paga e quem fornece os serviços, feitas para melhorar o processo de tratamento e os resultados, reduzindo, ao mesmo tempo, os custos), pode fornecer informações úteis aos responsáveis políticos.

Nesta revisão sistemática, os autores pesquisaram investigação observacional realizada nos EUA sobre o impacto das organizações de cuidados responsáveis na utilização dos serviços de saúde, nos processos de prestação de cuidados de saúde e nos resultados. Restringiram as pesquisas a artigos publicados entre 2010 e 2016. Incluíram 42 estudos que avaliaram programas do Medicare (24 estudos), programas do Medicaid (5), programas comerciais (11) e ACOs que pagam tudo (2).

O que foi constatado: A implementação de organizações de cuidados responsáveis foi associada à redução da utilização do internamento hospitalar e das urgências e melhorou as medidas de cuidados preventivos destinadas a adultos e a gestão de doenças crónicas.

Não existem evidências de que os incentivos às organizações de cuidados responsáveis para reduzir os custos tenham tido um impacto negativo no processo nem nos resultados da prestação de cuidados.

O impacto a longo prazo das organizações de cuidados responsáveis na prestação de cuidados aos pacientes e respetivos resultados, especialmente para programas que não são do Medicare, não é claro.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share