O tabagismo está associado à progressão da doença COVID-19 (pesquisa realizada em 28 de abril de 2020)

Added June 30, 2020

Citation: Patanavanich R, Glantz SA. Smoking is associated with COVID-19 progression: a meta-analysis. Nicotine & Tobacco Research. 2020 May 11:ntaa0082.

De que se trata? Os fumadores são mais vulneráveis a maus resultados de infecções respiratórias, como COVID-19, e é importante saber se eles têm maior probabilidade de progredir para uma forma grave ou crítica da doença, ou morte.

Nesta rápida revisão, os autores procuraram estudos comparativos explorando a associação do tabagismo com a progressão da doença por COVID-19. Eles restringiram as suas pesquisas a artigos publicados em qualquer idioma, entre janeiro de 2020 e abril de 2020, e fizeram a pesquisa em 28 de abril de 2020. Eles incluíram 19 estudos, sendo da China (16 estudos), Coreia (1) e EUA (2), usando dados de um total de 11.590 pacientes na sua meta-análise.

O que foi encontrado: No momento desta revisão, os estudos incluídos mostraram que o tabagismo aumenta o risco de infecção grave e complicações relacionadas ao COVID-19; com fumadores tendo uma probabilidade aproximadamente duas vezes maior de evoluir para uma forma grave ou crítica da doença, ou morte.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share