O tabagismo e o COVID-19

Added April 18, 2020

Citation: Vardavas CI, Nikitara K. COVID-19 and smoking: A systematic review of the evidence. Tobacco Induced Diseases 2020; 18: 20

Do que se trata? Os fumadores são mais vulneráveis à doenças infecciosas e o tabagismo pode afectar gravemente o prognóstico de pessoas com doenças respiratórias.  É importante ter consciência disso para o COVID-19.

Nesta revisão sistemática, os autores pesquisaram sobre estudos que examinaram a associação entre tabagismo e resultados da saúde relacionados com o COVID-19.  Restringiram as sua pesquisa aos estudos em língua Inglesa publicados entre 2019 e 2020 e procederam à pesquisa em 17 de Março de 2020.  Identificaram 5 estudos (1.549 participantes).  Todos os 5 estudos foram efectuados na China.

Os resultados foram os seguintes: As pessoas fumadoras actuais ou anteriores que sofrem do COVID-19 eram mais propensas do que os pacientes com o COVID-19 que não fumavam a serem admitidas numa unidade de terapia intensiva e a receber ventilação mecânica e eram mais propensas a morrer do COVID-19.

Qual é a incerteza: Os outros factores além do tabagismo que podem ter um impacto sobre a saúde de pacientes com o COVID-19 não foram estudados nesta revisão.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share