O D-dímero está associado à gravidade da COVID-19

Added April 25, 2020

Citation: Lippi G, Favaloro E. D-dimer is associated with severity of coronavirus disease 2019: a pooled analysis. Thrombosis and Haemostasis 2020 [published online 3 April 2020]

O que é isto? Os testes laboratoriais ajudam na avaliação da gravidade da doença, definindo um prognóstico e orientando o tratamento. Os valores D-dímero são normalmente aumentados em pacientes com COVID-19 e podem proporcionar um melhor entendimento da gravidade da doença.

Nesta revisão e meta-análise, os autores pesquisaram estudos que relatavam dados diferentes nos valores D-dímero entre pacientes de COVID-19 com ou sem doença grave. Incluíram estudos publicados desde 2019 até à data da pesquisa, e não restringiram as pesquisas por idioma de publicação. Fizeram a pesquisa a 4 de março de 2020. Incluíram 4 estudos que relatavam valores medianos e de IQR de D-dímero e um estudo que relatava a proporção de pacientes com valores de D-dímero acima de um diagnóstico separado definido localmente. Fizeram uma meta-análise dos resultados dos 4 estudos (533 participantes).

O que foi descoberto: Os valores D-dímero eram significativamente mais elevados em pacientes de COVID-19 com doença grave do que naqueles sem doença grave.

O que não é claro: A heterogeneidade significativa entre os estudos torna incerta a estimativa atual da relação entre os valores de D-dímero em pacientes de COVID-19 e a gravidade da sua doença.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share