O aconselhamento de pacientes liderado por farmacêuticos parece ter alguns benefícios

Added July 14, 2020

Citation: Okumura LM, Rotta I, Correr CJ. Assessment of pharmacist-led patient counseling in randomized controlled trials: a systematic review. International journal of clinical pharmacy. 2014 Oct 1;36(5):882-91.

Free to view: No

Do que se trata? A pandemia Covid-19 está a colocar pressão sobre os serviços de saúde. A pesquisa existente relativa a serviços de educação sobre medicamentos fornecidos por farmacêuticos pode fornecer informações úteis para os formuladores de políticas.

Nesta revisão sistemática, os autores procuraram ensaios aleatórios de aconselhamento farmacêutico ou intervenções educacionais. Eles restringiram a sua pequisa a artigos publicados em inglês, espanhol ou português entre 1990 e 2013. Eles incluíram 101 estudos, que eles julgaram serem de qualidade geralmente inadequada.

O que funciona: Os estudos incluídos sugerem que intervenções lideradas por farmacêuticos produzem melhorias na saúde em diabetes, asma, perfil lipídico, infecção por Helicobacter pylori, problemas cardíacos, perda de peso, melhora da função pulmonar, cessação do tabaco, depressão, esquizofrenia, rim e osteoporose.

Os estudos incluídos sugerem que intervenções conduzidas por farmacêuticos clínicos melhoraram a qualidade de vida e a satisfação dos pacientes com o serviço, além de aumentarem a atividade física e o consumo de alimentos nutritivos e a cessação do tabagismo.

Os estudos incluídos sugerem que outros resultados positivos das intervenções lideradas por farmacêuticos incluem o auto-monitoramento da terapia medicamentosa e a economia de custos relacionada ao uso da terapia medicamentosa.

O que não funciona: Nada registado  

O que é incerto: Os efeitos relativos de diferentes tipos de intervenções lideradas por farmacêuticos (por exemplo, escritos ou verbais) e os efeitos para diferentes tipos de pessoas são incertos.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share