O acesso a cuidades primários está associado a menos hospitalizações evitáveis

Added July 2, 2020

Citation: Rosano A, Loha CA, Falvo R, et al. The relationship between avoidable hospitalization and accessibility to primary care: a systematic review. European Journal of Public Health. 2013 Jun 1;23(3):356-60.

O que é isto? A pandemia de Covid-19 está pressionando severamente os recursos do sistema de saúde. Pesquisas existentes sobre a relação entre o índice de hospitalizações que poderiam ser evitadas e acesso aos cuidados primários de saúde (APS) podem fornecer informações úteis para os criadores de políticas.

Nesta análise sistemática, os autores procuraram estudos que analisassem a relação entre hospitalização evitável e medidas de acesso a cuidados primários de saúde em diferentes sistemas de saúde. Eles restringiram sua pesquisa a artigos publicados em inglês, alemão, francês, italiano e espanhol desde 1990 e realizaram a pesquisa em outubro de 2010. Eles incluíram 51 estudos, provenientes da Austrália (1 estudo), Brasil (2), Canadá (2), Itália (1), Nova Zelândia (1), Espanha (4), Reino Unido (2) e EUA (38).

O que foi descoberto: Áreas com maior acesso à cuidades primários de saúde apresentam menores taxas de hospitalização por condições sensíveis à atenção ambulatorial.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share