Nutrição enteral, parenteral e a sua combinação para adultos na unidade de cuidados intensivos

Added March 29, 2020

Citation: Lewis SR, Schofield-Robinson OJ, Alderson P, et al. Enteral versus parenteral nutrition and enteral versus a combination of enteral and parenteral nutrition for adults in the intensive care unit. Cochrane Database of Systematic Reviews 2018; (6): CD012276.

O que é isto? Alguns pacientes que sofrem do COVID-19 ficarão consideravelmente doente e vão precisar de tratamento numa unidade de cuidado intensivo (UCI). Isto pode interromper as suas rotinas alimentares e reduzir o apetite ou aumentar as náuseas e vómitos, levando à desnutrição. Os métodos de fornecimento das necessidades nutricionais incluem nutrição enteral (EN) e nutrição parenteral (PN), ou uma combinação de ambas.

Nesta revisão sistemática Cochrane, os autores procuraram ensaios aleatórios e ensaios quase aleatórios comparando EN, PN e a combinação em pacientes adultos internados em UCI. Eles não restringiram por idioma de publicação e realizaram pesquisas em outubro de 2017. Eles incluíram 23 provas aleatórias e duas provas quase aleatórias. Outros 11 estudos estão atualmente em processo de avaliação.

O que funciona: Há pouca evidência de certeza de que a nutrição enteral pode reduzir a sepse, com base em estudos entre pessoas com uma gama de condições diferentes. Menos participantes vomitaram se tiveram alimentação parenteral em vez de alimentação enteral, mas a certeza da evidência é muito baixa.

O que não funciona: Nada reportado.

O que é incerto: Os efeitos da via de alimentação sobre muitos resultados, incluindo mortalidade hospitalar, mortalidade em 90 dias ou o número de dias sem ventoinha e eventos adversos, como pneumonia, é incerto.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share