Mudança comportamental na lavagem das mãos e higiene em países de baixos e médios rendimentos

Added April 25, 2020

Citation: De Buck E, Van Remoortel H, Hannes K, et al. Approaches to promote handwashing and sanitation behaviour change in low‐ and middle‐income countries: a mixed method systematic review. Campbell Systematic Reviews 2017: 7

De que se trata: As intervenções físicas, como lavar as mãos, deverão interromper ou reduzir a propagação da COVID-19. As evidências sobre maneiras de promover a lavagem das mãos são importantes para o planeamento e implementação dessas estratégias.

Nesta Revisão Sistemática Campbell, os autores avaliaram os efeitos de diferentes abordagens para promover a mudança comportamental na lavagem das mãos e higiene, e os fatores que afetam a implementação, nos países de baixos e médios rendimentos. Não restringiram por tipo nem idioma de publicação, e fizeram a sua pesquisa em março de 2016. Incluíram 42 avaliações de impacto e 28 estudos qualitativos.

O que se descobriu: As abordagens a nível comunitário revelam o impacto mais consistente na melhoria do comportamento de lavagem das mãos, mas podem ser inconsistentes com o distanciamento social.

As mensagens de saneamento e higiene que podem ser comunicadas pela TV, rádio, mídia tradicional e mídia social, ou por meio de sessões de treinamento na comunidade ou nas escolas, podem aumentar a lavagem das mãos com sabão, embora o efeito não pareça sustentado.

Devem ser amplamente adotadas mensagens que se concentrem na importância de lavar as mãos e como lavar as mãos.

As mensagens curtas, os materiais de formação, a amabilidade, o respeito, a consciencialização dos destinatários sobre custos e benefícios e sobre o seu acesso à infraestrutura e ao capital social melhoram a eficácia.

O que é incerto: Os efeitos a longo prazo e a sustentabilidade depois de os programas de mensagens serem interrompidos são incertos.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share