Modelos de diagnóstico e prognóstico de infecção por COVID-19

Added May 12, 2020

Citation: Wynants L, Van Calster B, Bonten M, et al. Prediction models for diagnosis and prognosis of covid-19 infection: systematic review and critical appraisal BMJ 2020; 369: m1328

De que se trata? A detecção e o diagnóstico precoces e eficientes de pacientes com doença de COVID-19 são importantes, em conjunto com métodos para avaliar o prognóstico de pacientes com doença confirmada.

Nesta rápida análise sistemática, os autores pesquisaram estudos que produziram ou validaram modelos de previsão multivariável de diagnóstico e prognóstico da infecção por COVID-19. Eles não se limitaram ao tipo ou à linguagem da publicação, mas restringiram-se a estudos publicados desde 3 de Janeiro de 2020 e efectuaram a sua pesquisa até ao dia 24 de Março de 2020. Incluíram 27 estudos descrevendo 31 modelos de previsão. Destes, 18 eram modelos de diagnostico para detecção da infecção por COVID-19 (13 eram aprendizagem automática baseada em TAC); e 10 modelos de prognostico de risco de mortalidade, progressão para doença grave ou tempo de permanência em hospital. Incluíam também 3 modelos relevantes de admissões hospitalares com pneumonia e outras ocorrências (tais como resultados aproximados a pneumonia por COVID-19).

O que foi constatado: No momento desta análise, existe incerteza relativamente à fiabilidade destes modelos de previsão quando usados diariamente.

No momento desta análise, a investigação disponível que foi incluída indica que os modelos existentes foram comunicados incorrectamente, utilizaram deficiente metodologia e sofreram um risco elevado de enviesamento, com o desempenho relatado a ser provavelmente optimista.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share