Microcrédito e controle das mulheres sobre os gastos das famílias em países de média e baixa renda: os efeitos são incertos

Added June 30, 2020

Citation: Vaessen J, Rivas A, Duvendack M, et al. The Effects of Microcredit on Women’s Control over Household Spending in Developing Countries: A Systematic Review and Meta‐analysis. Campbell Systematic Reviews. 2014; 10(1): 1-205.

De que se trata? A pandemia do COVID-19 pode ter afetado mulheres e homens de maneiras diferentes. As mulheres representam dois terços da força de trabalho da saúde e, portanto, correm maior risco de exposição ao COVID-19 e têm a necessidade de se manterem isoladas de suas próprias famílias. As mulheres também carregam uma parcela maior de responsabilidade de cuidados dentro de casa, acentuada pelo fechamento das escolas. Com esse crescente peso de prestação de cuidados, as mulheres podem ter maior necessidade de controlar os gastos das famílias. Isso pode ser possível através do microcrédito, que inclui o fornecimento de pequenos empréstimos, microsseguro, serviços de poupança/depósitos e de pagamento.

Nesta revisão sistemática de Campbell, os autores buscaram estudos de programas de microcrédito que visavam aumentar o controlo das mulheres sobre os gastos das famílias em países de baixa e média renda. Eles não restringiram suas pesquisas por data ou idioma da publicação e fizeram a pesquisa em dezembro de 2011. Foram incluídas informações de 29 artigos em 25 estudos, a maioria dos quais considerados de baixa qualidade metodológica.

O que foi encontrado: Não há evidências consistentes de que há efeito do microcrédito no controlo das mulheres sobre os gastos das famílias.

Os estudos muitas vezes careciam de informações essenciais, como a natureza da intervenção e como ela se relacionava com o empoderamento (por exemplo, como grupos de solidariedade afetam os processos de empoderamento) ou as relações de género que evoluíram lentamente em diferentes contextos (por exemplo, a evolução das normas sociais e o relacionamento com as relações de poder no membros da família).

 

الإنكار 免责声明 免責聲明 Disclaimer Clause de non-responsabilité Haftungsausschluss Disclaimer 免責事項 Aviso legal Exención de responsabilidad

Share