Microcrédito e controle das mulheres sobre os gastos das famílias em países de média e baixa renda: os efeitos são incertos

Added June 30, 2020

Citation: Vaessen J, Rivas A, Duvendack M, et al. The Effects of Microcredit on Women’s Control over Household Spending in Developing Countries: A Systematic Review and Meta‐analysis. Campbell Systematic Reviews. 2014; 10(1): 1-205.

De que se trata? A pandemia do COVID-19 pode ter afetado mulheres e homens de maneiras diferentes. As mulheres representam dois terços da força de trabalho da saúde e, portanto, correm maior risco de exposição ao COVID-19 e têm a necessidade de se manterem isoladas de suas próprias famílias. As mulheres também carregam uma parcela maior de responsabilidade de cuidados dentro de casa, acentuada pelo fechamento das escolas. Com esse crescente peso de prestação de cuidados, as mulheres podem ter maior necessidade de controlar os gastos das famílias. Isso pode ser possível através do microcrédito, que inclui o fornecimento de pequenos empréstimos, microsseguro, serviços de poupança/depósitos e de pagamento.

Nesta revisão sistemática de Campbell, os autores buscaram estudos de programas de microcrédito que visavam aumentar o controlo das mulheres sobre os gastos das famílias em países de baixa e média renda. Eles não restringiram suas pesquisas por data ou idioma da publicação e fizeram a pesquisa em dezembro de 2011. Foram incluídas informações de 29 artigos em 25 estudos, a maioria dos quais considerados de baixa qualidade metodológica.

O que foi encontrado: Não há evidências consistentes de que há efeito do microcrédito no controlo das mulheres sobre os gastos das famílias.

Os estudos muitas vezes careciam de informações essenciais, como a natureza da intervenção e como ela se relacionava com o empoderamento (por exemplo, como grupos de solidariedade afetam os processos de empoderamento) ou as relações de género que evoluíram lentamente em diferentes contextos (por exemplo, a evolução das normas sociais e o relacionamento com as relações de poder no membros da família).

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share