Medicamentos não sujeitos a receita médica (MNSRM) para tosse aguda em crianças e adultos com pneumonia: a eficácia é incerta

Added April 3, 2020

Citation: Chang CC, Cheng AC, Chang AB. Over-the-counter (OTC) medications to reduce cough as an adjunct to antibiotics for acute pneumonia in children and adults. Cochrane Database of Systematic Reviews 2014; (3): CD006088

De que se trata? A maioria das pessoas com COVID-19 desenvolverá uma tosse persistente e algumas podem desenvolver pneumonia. Os medicamentos não sujeitos a receita médica (MNSRM) têm sido usados para alívio destes sintomas em pessoas sem COVID-19. Contudo, a supressão do mecanismo da tosse poderá impedir a desobstrução das vias respiratórias e causar danos.

Nesta revisão sistemática Cochrane, os autores procuraram ensaios aleatorizados que testam os MNSRM para a tosse em crianças e adultos com tosse derivada de pneumonia aguda, para a qual estavam a tomar antibióticos. Os autores não restringiram por tipo nem idioma de publicação, e fizeram as suas pesquisas em janeiro de 2014. Identificaram 4 estudos elegíveis (224 participantes).

O que funciona: Nada a observar.

O que não funciona: Nada a observar.

O que é incerto: Não existem evidências suficientes para apoiar nem para contestar a eficácia dos MNSRM no tratamento da tosse aguda em crianças ou adultos com pneumonia aguda.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share