Mecanismos de pagamento por médicos de família

Added June 4, 2020

Citation: Vahidi RG, Mojahed F, Jafarabadi MA, et al. A systematic review of the effect of payment mechanisms on family physicians service provision and referral rate behavior. Journal of Pioneering Medical Sciences 2013; 3(1):54-60

De que se trata? A pandemia da Covid-19 está a colocar pressão sobre os serviços de saúde. Pesquisa existente sobre os mecanismos de pagamento dos serviços de saúde primários pode fornecer informações úteis para os decisores políticos.

Nesta revisão sistemática, os autores pesquisaram por estudos que avaliassem o efeito de diferentes modelos de pagamento no comportamento do médico nos cuidados de saúde primários. Restringiram as suas pesquisas a artigos publicados em inglês ou persa entre 1985 e 2011. Incluíram 8 estudos de grupo, 2 estudos controlados de antes-e-depois e 1 estudo comparativo com outra conceção. Os estudos foram do Canadá (3 estudos), Dinamarca (1), Inglaterra (1), Noruega (3), África do Sul (1), EUA (1) e Uruguai (1). Os estudos compararam a taxa-por-serviço versus salário (6 estudos), taxa-por-serviço versus capitação (4) e salário versus capitação/taxa-por-serviço (1).

Resultados encontrados: Nos estudos de taxa-por-serviço versus salário, a taxa-por-serviço aumentou a taxa de consulta e diminuiu a taxa de indicação/referência do hospital.

Nos estudos de taxa-por-serviço versus capitação, o pagamento por capitação diminuiu o número de serviços prestados.

Os efeitos dos diferentes mecanismos de pagamento no comportamento do médico em países de rendimentos baixos e médios renda ainda não são claros.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share