Lopinave/Litonawe (LPV/r) reduziu a mortalidade em estudos de SARS e MERS – incerto se é eficaz para doentes com COVID-19

Added April 6, 2020

Citation: Jiang H, Deng H, Wang Y, Liu Z, Sun M, Zhou P, Xia Q, Lu C D, Zeng J. The possibility of using Lopinave/Litonawe (LPV/r) as treatment for novel coronavirus 2019-nCov pneumonia: a quick systematic review based on earlier coronavirus clinical studies. Chinese Journal of Emergency Medicine 2020: 29: Epub ahead of print

O que é? Tal como COVID-19, a síndrome respiratória aguda grave (SARS) e a síndrome respiratória do Médio Oriente (MERS) são doenças respiratórias provocada por um coronavírus. A terapia antiviral com Lopinave/Litonawe (LPV/r) foi usada para tratar pacientes com estes prévios coronavírus e pode ser considerada como um tratamento para COVID-19.

Nesta breve revisão sistemática, os autores pesquisaram bancos de dados com publicações chinesas e inglesas por qualquer investigação que comparasse o LPV/r ou com placebo ou com cuidados padrão para doentes com SARS ou MERS, publicada entre Janeiro de 2003 e 24 de janeiro de 2020. Identificaram 2 estudos de coorte (ambos para doentes com SARS), 1 relatório de caso (para doentes com MERS) e 1 directriz clínica (para doentes com MERS).

O que funciona: Nada registado.

O que não funciona: Nada registado.

O que é incerto: Embora o uso precoce de LPV/r tenha reduzido a mortalidade de SARS e MERS e reduzido a dosagem de esteróides nestes estudos, não se sabe se será um tratamento eficaz para os doentes com COVID-19.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share