Lesões hepáticas e COVID-19 (pesquisa feita em 17 de março de 2020)

Added August 22, 2020

Citation: Kukla M, Skonieczna-Żydecka K, Kotfis K, Maciejewska D, Łoniewski I, Lara L, Pazgan-Simon M, Stachowska E, Kaczmarczyk M, Koulaouzidis A, Marlicz W. COVID-19, MERS and SARS with Concomitant Liver Injury – Systematic Review of the Existing Literature. Journal of Clinical Medicine. 2020 May;9(5):1420.

O que é isso? Alguns pacientes com COVID-19 podem desenvolver lesão hepática concomitante.

Nesta rápida revisão sistemática, os autores procuraram estudos que avaliaram a incidência de anormalidades hepáticas em pacientes infectados com SARS CoV-1, SARS CoV-2 ou MERS com parâmetros relatados relacionados ao fígado. Eles restringiram sua pesquisa a artigos publicados em inglês e fizeram a pesquisa em 17 de março de 2020. Eles incluíram 43 estudos (total: 4591 participantes), que incluíram pacientes com SARS CoV-1 (23 estudos), SARS CoV-2 (11) e MERS (9).

O que foi encontrado: No momento desta revisão, os estudos incluídos mostraram que as anomalias hepáticas eram predominantemente  transaminases levemente a moderadamente elevadas, hipoalbuminemia e prolongamento do tempo de protrombina.

No momento desta revisão, os estudos incluídos mostraram que a histopatologia variava entre inflamação inespecífica, esteatose leve, congestão e necrose maciça.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share