Intervenções para promover o bem-estar de crianças expostas a violência doméstica

Added April 25, 2020

Citation: Latzman NE, Casanueva C, Brinton J, et al. The promotion of well‐being among children exposed to intimate partner violence: A systematic review of interventions. Campbell Systematic Reviews 2019; 15: e1049

De que se trata: Registaram-se aumentos na violência doméstica durante a pandemia do COVID-19. É necessária informação sobre intervenções para minimizar os danos psicológicos nas crianças que a testemunham.

Nesta revisão sistemática Campbell, os autores procuraram estudos que avaliaram os efeitos de intervenções psicossociais para promover o bem-estar de crianças expostas à violência entre parceiros íntimos, e que classificaram como tendo risco baixo ou moderado de enviesamento. Não restringiram a sua pesquisa por data de publicação, e fizeram a pesquisa mais recente em abril de 2018. Incluíram 8 ensaios aleatorizados (924 participantes), que foram conduzidos na Índia (1 estudo), nos Países Baixos (1) e nos EUA (6).

O que funciona: Os serviços intensivos domiciliários (formação dos pais e prestação de apoio emocional aos pais) são mais eficazes do que intervenções em contexto de ambulatório/clínicas.

Os programas destinados aos pais não agressores (geralmente a mãe) foram mais eficazes.

O que não funciona: Nada a registar.

O que não é claro: Os efeitos dos cursos online, que podem ser necessários por causa do distanciamento social, não são claros.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share