Intervenções para prevenir a dermatite irritante ocupacional das mãos

Added September 4, 2020

Citation: Bauer A, Rönsch H, Elsner P, et al. Interventions for preventing occupational irritant hand dermatitis. Cochrane Database of Systematic Reviews 2018;(4):CD004414.

De que se trata? Intervenções físicas para prevenir a transmissão de COVID-19 (como água, detergentes, sabonetes, solventes e luvas) podem causar danos diretos na pele, provocando dermatites irritantes nas mãos.

Nesta revisão da Cochrane, os autores pesquisaram ensaios clínicos aleatórios de métodos para prevenir a dermatite irritante ocupacional das mãos em funcionários expostos a intervenções que a poderiam provocar. A sua pesquisa não foi restringida por idioma de publicação e foi efectuada em janeiro de 2018. Foram incluídos 9 estudos (2888 participantes) e também foram identificados 2 estudos em curso, bem como 1 artigo adicional a aguardar avaliação.

O que resulta: Hidratantes e cremes de barreira, de forma isolada ou em combinação, podem ser eficazes na prevenção primária da dermatite irritante ocupacional das mãos.

O que não resulta: Nada notado.

O que é incerto: Os efeitos de muitas intervenções para a prevenção primária da dermatite irritante ocupacional das mãos no local de trabalho são incertos.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share