Intervenções para o vírus da gripe H1N1: relação custo-eficácia

Added April 18, 2020

Citation: Pasquini-Descomps H, Brender N, Maradan D. Value for Money in H1N1 Influenza: A Systematic Review of the Cost-Effectiveness of Pandemic Interventions. Value in Health 2017; 20: 819-27

De que se trata? A pandemia da COVID-19 coloca uma grande pressão sobre os Sistemas e as Economias da Saúde. As informações sobre a relação custo-eficácia das intervenções utilizadas noutros vírus respiratórios podem ajudar aqueles que tomam decisões sobre as intervenções a tomar no caso da COVID-19.

Nesta revisão sistemática, os autores pesquisaram estudos que apresentassem análises sobre a relação custo-eficácia ou custo-rendimento para as intervenções pandémicas A (H1N1). Os autores procederam às suas pesquisas em dezembro de 2014.

Identificaram 18 estudos que avaliaram a relação sobre custo-eficácia de 12 estratégias diferentes. Todos os estudos examinaram os custos a partir de uma perspetiva social.

Os resultados foram os seguintes: A quarentena hospitalar, a vacinação e a utilização de uma reserva de anti-virais apresentaram um custo elevado para a pandemia A (H1N1) com a incerteza, porém, de que esses resultados sejam aplicáveis à pandemia da COVID-19.

O encerramento das escolas, os tratamentos anti-virais e o distanciamento social podem não ter sido eficazes em termos de custo na pandemia H1N1, com a incerteza de que esses resultados sejam aplicáveis à pandemia da COVID-19.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share