Intervenções para gerir a subnutrição aguda em crianças com menos de 5 anos de idade em países de rendimento médio e baixo

Added May 5, 2020

Citation: Das JK, Salam RA, Saeed M, et al. Effectiveness of interventions to manage acute malnutrition in children under 5 years of age in low‐and middle‐income countries: A systematic review. Campbell Systematic Reviews 2020; 16(2): e1082

O que é isto: a pandemia da COVID-19 está a provocar tensão em muitas áreas da sociedade. A investigação existente sobre formas de gerir a subnutrição infantil pode fornecer informações para ajudar os responsáveis políticos a enfrentar estes desafios.

Nesta revisão sistemática Campbell, os autores procuraram estudos de eficácia comparativa da gestão de crianças com menos de 5 anos de idade com subnutrição aguda severa (SAS) e subnutrição aguda moderada (SAM) em países de rendimento médio e baixo, utilizando abordagens de base comunitária e de instalações. Não restringiram as suas pesquisas por data ou língua de publicação e fizeram a pesquisa em fevereiro de 2019. Incluíram 33 ensaios aleatorizados, 6 estudos quase experimentais e 3 estudos de custos (total: 35.017 crianças).

O que foi descoberto: o rastreio integrado de base comunitária, a identificação e a gestão ambulatória melhoraram a recuperação, quando comparados com os cuidados normais e a gestão em regime de internamento para crianças em países de rendimento médio e baixo, com menos de 5 anos de idade e com subnutrição aguda grave ou moderada.

A gestão comunitária ou ambulatória de crianças com menos de 5 anos de idade com subnutrição aguda grave ou moderada sem complicações, em países de rendimento médio e baixo, pode ser a estratégia mais rentável.

O que é incerto: os efeitos são incertos para várias estratégias comunitárias e baseadas em instalações nos países de rendimento médio e baixo (incluindo a vigilância ativa baseada na comunidade, a formação de profissionais de saúde comunitários para o rastreio baseado na comunidade e a formação de pessoal de saúde para diagnosticar e tratar crianças com menos de 5 anos de idade com subnutrição aguda grave sem complicações).

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share