Intervenções para crianças, jovens e pais para prevenir e reduzir o abuso cibernético ou online

Added April 25, 2020

Citation: Mishna F, Cook C, Saini M, et al. Interventions for children, youth, and parents to prevent and reduce cyber abuse. Campbell Systematic Reviews 2009; 2

O que é isto: Durante a pandemia do COVID-19, algumas escolas foram fechadas para tentar reduzir a propagação da doença. Isto significa que as crianças poderão estar a passar mais tempo online, e o risco de abuso e bullying cibernético pode aumentar, criando a necessidade de intervenções eficazes para o prevenir e reduzir.

Nesta revisão sistemática Campbell, os autores procuraram estudos que avaliam os efeitos de intervenções destinadas a aumentar o conhecimento sobre segurança na internet e a diminuir o comportamento de risco online. Não restringiram a sua pesquisa por idioma de publicação, e procuraram estudos publicados ao longo dos dez anos que antecedem 2009. Incluíram três estudos (2713 participantes). Um estudo era do Canadá e os outros dois foram feitos nos EUA.

O que se descobriu: As intervenções para proteger contra o abuso cibernético aumentam o conhecimento da criança sobre o que constitui abuso, mas não têm efeito nos comportamentos de riscos, tais como revelar o próprio nome, participar em salas de conversação públicas ou enviar e-mails a estranhos.

O que é incerto: As pesquisas mais recentes poderão alterar as conclusões desta revisão.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share