Intervenções mediadas por pacientes com vista a melhorar a prática dos profissionais de saúde

Added April 26, 2020

Citation: Fonhus M, Dalsbo T, Johansen M, et al. Patient-mediated interventions to improve professional practice. Cochrane Database of Systematic Reviews 2018; (9): CD012472

De que se trata? A COVID-19 está a colocar uma enorme pressão sobre os profissionais de saúde, mas é essencial manter a qualidade de atendimento e a segurança dos pacientes. Neste sentido, é importante compreender como as intervenções mediadas pelo paciente podem influenciar a prática dos cuidados de saúde.

Nesta revisão sistemática Cochrane, os autores procuraram ensaios aleatorizados sobre o efeito das intervenções mediadas pelos pacientes no desempenho dos profissionais de saúde. Não restringiram a sua pesquisa por data nem idioma de publicação, e fizeram-na em agosto de 2018. Incluíram 15 estudos clínicos aleatorizados e 10 ensaios clínicos aleatorizados em grupo (total: 12.268 pacientes) e identificaram ainda 2 estudos em curso.

O que funciona: Informações de saúde fornecidas pelos pacientes melhoram, provavelmente, a qualidade dos serviços de saúde.

É expectável que a intervenção educada dos pacientes melhore a qualidade dos serviços de saúde.

O que não funciona: As intervenções de auxílio à decisão dos pacientes têm pouco ou nenhum impacto na adesão dos profissionais de saúde ao desempenho clínico recomendado.

O que não é claro: O efeito dos comentários dos pacientes sobre o desempenho clínico, os pacientes terem assento na delegação ou conselho, ou o treino ou a formação serem liderados por pacientes não é clara .

Em todas as intervenções mediadas pelo paciente, os efeitos sobre ocorrências adversas, resultados desejáveis para a saúde do paciente, satisfação deste e uso de recursos são incertos.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share