Intervenções espirituais poderão ser benéficas em pacientes com cancro

Added July 6, 2020

Citation: Xing L, Guo X, Bai L, Qian J, Chen J. Are spiritual interventions beneficial to patients with cancer?: a meta-analysis of randomized controlled trials following PRISMA. Medicine. 2018 Aug;97(35):e11948.

De que se trata? A pandemia de COVID-19 está a sobrecarregar, em termos psicossociais, os pacientes infetados com COVID-19. A investigação existente sobre intervenções espirituais em doenças como o cancro podem fornecer informações úteis aos pacientes, profissionais de saúde e decisores políticos.

Nesta revisão sistemática e meta-analítica, os autores procuraram ensaios clínicos aleatórios que avaliassem os efeitos das intervenções espirituais nos resultados espirituais e psicológicos, bem como na qualidade de vida de pacientes com cancro. Restringiram as suas pesquisas a artigos escritos em língua inglesa, e fizeram a pesquisa em janeiro de 2018. Foram incluídos 10 estudos aleatorizados (total: 1239 pacientes), que examinaram intervenções específicas (6 estudos) ou programas mais gerais de assistência espiritual (4).

O que resulta: Nos pacientes com cancro, as intervenções espirituais podem dar lugar a melhorias no bem-estar espiritual, na qualidade de vida, na depressão, na ansiedade e na sensação de desespero.

O que não resulta: Nada a registar.

O que não é claro: Nada a registar.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share