Intervenções educativas destinadas a reforçar a adesão dos profissionais de saúde às Precauções Básicas para o controlo de Infeções associadas aos cuidados de saúde

Added April 3, 2020

Citation: Moralejo D, El Dib R, Prata RA, et al. Improving adherence to Standard Precautions for the control of health care-associated infections. Cochrane Database of Systematic Reviews 2018; (2): CD010768

De que se trata? Precauções padrão, incluindo a utilização de equipamento de proteção individual (EPI) ou a adesão ao manuseamento seguro de agulhas são essenciais para a prevenção e propagação de infeções, como a COVID-19, em ambientes de saúde (por exemplo, hospitais e lares de idosos).

Nesta revisão sistemática Cochrane, os autores procuraram investigação que avaliasse intervenções educativas destinadas a reforçar a adesão dos profissionais de saúde às Precauções Básicas do Controlo da Infeção. Não restringiram por data, tipo nem idioma de publicação, e fizeram as suas pesquisas em fevereiro de 2017. Identificaram 4 ensaios aleatorizados individuais, 1 ensaio aleatorizado individual com um desenho cruzado, 2 ensaios aleatorizados por grupos e um ensaio não aleatorizado (total: 673 participantes), mas houve uma variação considerável nas intervenções e nas medidas de resultado utilizadas, assim como na qualidade da evidência.

O que funciona: Formação que inclua visualização de dispersão de partículas respiratórias provavelmente reforça o uso de proteção facial por parte dos profissionais de saúde.

Avaliação pelos pares provavelmente reforça a adesão dos profissionais de saúde às Precauções Básicas do Controlo da Infeção

Listas de verificação e lembretes coloridos provavelmente reforçam a adesão dos profissionais de saúde às Precauções Básicas do Controlo da Infeção.

O que não funciona: Nada a observar.

O que é incerto: Formação que invista em mais apoio ao controlo da infeção poderá reforçar ligeiramente a adesão dos profissionais de saúde às Precauções Básicas.

Outros tipos de formação poderão reforçar ligeiramente a adesão dos profissionais de saúde às Precauções Básicas, além do seu nível de conhecimento.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share