Intervenções de saúde centradas na família para adultos com doenças crónicas

Added July 18, 2020

Citation: Deek H, Hamilton S, Brown N, et al. Family‐centred approaches to healthcare interventions in chronic diseases in adults: a quantitative systematic review. Journal of advanced nursing. 2016 May;72(5):968-79.

De que se trata? A pandemia COVID-19 está a colocar pressão sobre os serviços de saúde. A investigação existente sobre intervenções de auto-cuidado centradas na família podem fornecer informações úteis para os legisladores.

Nesta revisão sistemática, os autores procuraram estudos aleatórios e não-aleatórios sobre os efeitos de intervenções centradas na família para adultos com doenças crónicas. Limitaram as suas pesquisas a artigos publicados em inglês entre 2000 e 2014 e fizeram a pesquisa em janeiro de 2015. Incluíram 10 estudos (total: 1823 pacientes e cuidadores familiares). 

O que funciona: O envolvimento da família no auto-cuidado pode levar a melhores resultados para pacientes com condições crónicas. Estes incluem taxas reduzidas de readmissão hospitalar, intervalos mais longos entre hospitalizações, melhor adesão à medicação e melhoria no comportamento de auto-cuidado.

Intervenções educacionais a longo prazo sobre o auto-cuidado, que incluem estratégias ativas de aprendizagem, podem melhorar os resultados de saúde. 

O que não funciona: Nada registado. 

O que é incerto: Nada registado.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share