Intervenções de apoio por pares e por leigos para ajudar adolescentes a aderir ao tratamento da asma

Added June 15, 2020

Citation: Kew KM, Carr R, Crossingham I. Lay‐led and peer support interventions for adolescents with asthma. Cochrane Database of Systematic Reviews. 2017;(4):CD012331

De que se trata? As pessoas com asma podem vir a ter um risco aumentado de complicações com a infecção por COVID-19. A existência de investigação acerca de formas de as ajudar a aderir ao regime de tratamento e a autogestão do seu estado poderá reduzir esses riscos.

Nesta avaliação da Cochrane, os autores procuraram por estudos aleatórios acerca de intervenções em pacientes com asma conduzidas por leigos e por apoio por pares. As suas pesquisas não foram limitadas por data ou língua de publicação e foram realizadas em Novembro de 2016. Foram incluídos cinco estudos (no total, 1146 participantes, com idades entre os 11 e os 17 anos), em parte descredibilizados, dada a parcialidade verificada. Foi identificado um estudo adicional ainda a decorrer e um artigo que aguarda avaliação.

O que resulta: Existem poucas provas que indiquem que intervenções conduzidas por leigos e apoio por pares conduzam a ligeiras melhorias na qualidade de vida relacionada à asma de adolescentes com asma.

O que não funciona: Nada registado.

O que é incerto: É incerto quais sejam as populações-alvo mais apropriadas para intervenções conduzidas por leigos e apoio por pares, ou quais as características de um programa bem-sucedido.

Os efeitos de intervenções conduzidas por leigos e apoio por pares para adolescentes são incertos quanto ao controlo da asma, exacerbações e adesão a medicamentos.

Não se sabe se o uso habitual de programas de apoio por pares ou por leigos é benéfico para os adolescentes que recebem tratamento para asma.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share