Iniciativas de defesa para reduzir a violência e promover o bem-estar das mulheres vítimas de violência doméstica

Added December 9, 2022

Citation: Rivas C, Ramsay J, Sadowski L, et al. Advocacy interventions to reduce or eliminate violence and promote the physical and psychosocial well‐being of women who experience intimate partner abuse: a systematic review. Campbell Systematic Reviews 2016; 2

Língua: Resumo e texto completo disponíveis em Inglês.

Consulta gratuita: Sim.

Fontes de financiamento: Socialforsknings Institut Nordic Campbell Centre e National Institute of Health Research (UK).

Do que se trata?: As mulheres expostas à violência doméstica e conjugal correm um risco elevado de ter problemas de saúde física e emocional. Esse tipo de violência pode aumentar durante os períodos de confinamento em crises como a pandemia do COVID-19.

Nesta revisão sistemática de Campbell, os autores procuraram estudos aleatorizados ou quase aleatorizados de iniciativas de defesa destinadas a reduzir a violência conjugal e melhorar o bem-estar das mulheres. Não restringiram as suas pesquisas por língua de publicação e realizaram a sua pesquisa em Abril de 2015. Incluíram 11 estudos aleatorizados e dois quase- aleatorizados provenientes da Austrália (1 estudo), China (2),do  Peru (1) e dos EUA ( 9).

O que funciona: As iniciativas intensivas de defesa podem reduzir a depressão e melhorar a qualidade de vida das mulheres vítimas de violência doméstica.

O que não funciona: É provável que as breves iniciativas de defesa não têm um efeito importante na redução da violência física ou sexual nas mulheres que foram vítimas de violência doméstica.

O que é incerto: Os efeitos de iniciativas de defesa intensivas e breves sobre a violência psicológica e geral são incertos.

Implicações: Os autores da revisão concluíram que a defesa intensiva pode ter um papel na melhoria da qualidade de vida a curto prazo e na redução da violência física, no entanto são necessários mais esforços para as iniciativas de defesa, considerando a cultura e a etnia. Afirmaram que mais pesquisas são necessárias para avaliar o impacto das iniciativas de defesa dos direitos das mulheres maltratadas em vários ambientes, em particular, em ambientes hospitalares e que a análise económica é necessária para garantir a rentabilidade das iniciativas de defesa em ambientes comunitários e hospitalares.

Outras considerações: Os autores da revisão debateram as suas conclusões no contexto do local de residência, da etnia, da cultura, do género, da educação, do estatuto socioeconómico, do capital social e da idade.

 

الإنكار 免责声明 免責聲明 Disclaimer Clause de non-responsabilité Haftungsausschluss Disclaimer 免責事項 Aviso legal Exención de responsabilidad

Share