Intervenções de ajuda para reduzir ou eliminar a violência e promover o bem-estar físico e psicossocial das mulheres que são vítimas de abuso do companheiro

Added April 25, 2020

Citation: Rivas C, Ramsay J, Sadowski L, et al. Advocacy interventions to reduce or eliminate violence and promote the physical and psychosocial well‐being of women who experience intimate partner abuse: a systematic review. Campbell Systematic Reviews 2016; 2

O que é isto: tem havido um aumento da violência doméstica durante a pandemia da COVID-19. São necessárias informações sobre as intervenções destinadas a promover o bem-estar das mulheres que são vítimas de abuso do companheiro.

Nesta revisão sistemática Campbell, os autores procuraram ensaios aleatórios ou quase aleatórios dos efeitos das intervenções de ajuda, entre as mulheres com 15 anos ou idade superior, na violência dos companheiros e no bem-estar das mulheres. Não restringiram por idioma de publicação e fizeram a sua pesquisa em abril de 2015. Incluíram 11 ensaios aleatórios e 2 quase aleatórios (total: 2141 participantes).

O que funciona: breves intervenções de ajuda podem reduzir a depressão e melhorar a qualidade de vida das mulheres que sofreram abuso do companheiro.

Intervenções de ajuda mais intensivas podem reduzir o abuso físico das mulheres que sofreram abuso do companheiro.

O que não funciona: as intervenções breves não são eficazes para reduzir o abuso físico ou sexual de mulheres que sofreram abuso do companheiro

O que não se sabe: os efeitos destas intervenções, quando realizadas no contexto do distanciamento social, são incertos.

Os efeitos de intervenções de ajuda intensivas realizadas à distância são incertos.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share