Intervenções comportamentais para promover a utilização de equipamento de proteção respiratória: sem evidencias que produzam muito efeito

Added April 8, 2020

Citation: Luong Thanh BY, Laopaiboon M, Koh D, Sakunkoo P, Moe H. Behavioural interventions to promote workers’ use of respiratory protective equipment. Cochrane Database of Systematic Reviews 2016; (12): CD010157

De que se trata? O equipamento de proteção respiratória (EPR) é utilizado por uma variedade de trabalhadores na proteção contra os perigos que enfrentam no seu local de trabalho. No entanto, este equipamento só pode ser eficaz se for devidamente utilizado, removido em segurança e se a sua manutenção for feita regularmente. As intervenções a nível comportamental podem ser utilizadas para ajudar nesta matéria e as provas dos seus efeitos podem fornecer informações úteis para a COVID-19.

Nesta revisão sistemática da Cochrane, os autores procuraram estudos comparativos da eficácia nas intervenções comportamentais, de modo a promover a utilização de EPR pelos trabalhadores. Não restringiram por data, tipo ou idioma da publicação e fizeram a pesquisa em agosto de 2016. Identificaram 8 testes aleatórios e 6 estudos controlados “antes-e-depois” (total: 2052 participantes) numa variedade de cenários, com 4 estudos em saúde.

O que funciona: Nada foi observado.

O que não funciona: Existe evidência com muito pouca qualidade que a educação e formação para promover a utilização de equipamento de proteção respiratória (EPR) não produz um efeito considerável na frequência e exatidão do uso de EPR.

O que é incerto: Não existiram estudos sobre incentivos ou intervenções a nível de organizações.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share