Gravidez e COVID-19 (pesquisa realizada em 16 de março de 2020)

Added July 18, 2020

Citation: Della Gatta AN, Rizzo R, Pilu G, Simonazzi G. Coronavirus 19 during pregnancy: a systematic review of reported cases. American Journal of Obstetrics and Gynecology. 2020 Jul;223(1):36-41.

O que é isto? Compreender as características clínicas da infecção por COVID-19 durante a gravidez pode ajudar os tomadores de decisões envolvidos na prática clínica e no planeamento dos serviços.

Nesta breve resenha, os autores pesquisaram artigos sobre os resultados clínicos de mulheres grávidas que foram diagnosticadas com COVID-19. Concluíram a pesquisa em 16 de março de 2020 e esta não foi restringida pelo idioma de publicação. Foram incluídos 6 estudos retrospetivos, todos provenientes da China. Os estudos incluíram um total de 51 mulheres grávidas, com com 3 gravidezes em curso, 1 nado-morto e 1 óbito neonatal entre as outras 48 mulheres.

O que foi encontrado: Quando esta resenha foi efetuada, os estudos incluídos demonstraram que a infeção por COVID-19 tinha apresentação clínica e resultados semelhantes para as mulheres grávidas e para as não-grávidas.

Quando esta resenha foi efectuada, os estudos incluídos descobriram que 46 de 48 mulheres que ainda não estavam grávidas, deram à luz por cesariana e 2 deram à luz por via vaginal.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share