Formação profissional e empresarial melhora os resultados das mulheres no âmbito do mercado de trabalho em países de rendimentos baixos e médios

Added July 6, 2020

Citation: Chinen M, de Hoop T, Alcázar L, et al. Vocational and business training to improve women’s labour market outcomes in low‐ and middle‐income countries: a systematic review. Campbell Systematic Reviews. 2017;13(1):1-195.

De que se trata? Durante a pandemia da COVID-19, o encerramento de empresas levou a perdas substanciais de empregos, que afetaram de maneira desproporcional as mulheres. Para possibilitar a recuperação económica, serão necessários programas para promover o emprego para as mulheres.

Nesta análise sistemática de Campbell, os autores procuraram estudos de formação profissional e empresarial destinada a mulheres em países de rendimentos baixos e médios. As suas pesquisas foram restringidas a artigos publicados em inglês e em espanhol, tendo a investigação sido realizada em setembro de 2016. Os autores incluíram 3 ensaios aleatorizados, 2 experiências no meio e 21 estudos quasi-experimentais, e realizaram uma meta-síntese qualitativa de 50 estudos.

O que foi constatado: A formação profissional tem pequenos efeitos positivos no emprego e nos rendimentos, tendo maiores efeitos em programas com foco no género ou em programas que incluam formação em competências para a vida ou estágios.

A formação empresarial em conjunto com transferências monetárias ou com o desenvolvimento de competências para a vida aumenta a probabilidade de trabalho por conta própria e as vendas ou lucros.

A formação empresarial com transferências monetárias não teve efeitos diferentes dos da formação empresarial sem transferências monetárias.

A eficácia do programa é limitada por obstáculos estruturais, tais como distância e custo de transporte, restrições de tempo à participação e barreiras económicas e do mercado de trabalho.

As normas de género, como a segregação ocupacional e a divisão desigual das responsabilidades domésticas e de cuidados, bem como o custo e a disponibilidade de serviços de acolhimento de crianças, desencorajam a participação das mulheres na formação profissional e empresarial.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share