Fatores laborais e bem-estar mental dos profissionais das urgências

Added June 10, 2020

Citation: Schneider A, Weigl M. Associations between psychosocial work factors and provider mental well-being in emergency departments: A systematic review. PloS one. 2018;13(6):e0197375.

De que se trata? A pandemia da COVID-19 está a exercer uma enorme pressão sobre os profissionais de saúde. Investigações existentes sobre os efeitos dos fatores laborais, em departamentos de urgência, no bem-estar dos profissionais de saúde poderão fornecer informações úteis aos responsáveis políticos.

Nesta revisão sistemática, os autores procuraram por investigações sobre as associações quantitativas entre fatores psicossociais do trabalho e o bem-estar mental dos profissionais das urgências. Eles restringiram as pesquisas a artigos publicados em língua inglesa ou alemã, e fizeram a pesquisa em dezembro de 2017. Eles incluíram 37 inquéritos transversais e 2 estudos prospectivos. A maioria dos estudos foi avaliada como tendo uma qualidade metodológica de fraca a moderada, com um risco considerável de ser tendenciosa.

O que foi constatado: O apoio dos pares, as estruturas organizacionais bem projetadas e os sistemas de recompensa dos funcionários podem equilibrar o impacto negativo que os fatores laborais adversos têm no bem-estar dos profissionais das urgências.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share