Exames de TC de tórax e transcrição reversa seguida de reação em cadeia da polimerase para diagnosticar COVID-19 (pesquisa feita a 3 de abril de 2020)

Added July 27, 2020

Citation: Kim H, Hong H, Yoon SH. Diagnostic performance of CT and reverse transcriptase-polymerase chain reaction for coronavirus disease 2019: a meta-analysis. Radiology. 2020 Apr 17:201343.

Do que se trata? Vários métodos foram sugeridos para o diagnóstico de COVID-19, incluindo tomografia computorizada de tórax (TC) e testes de transcrição reversa seguida de reação em cadeia da polimerase (RT-PCR).

Nesta revisão sistemática e metanálise, os autores procuraram estudos sobre tomografia computorizada do tórax ou testes de RT-PCR como exames de diagnóstico para a COVID-19. Restringiram a sua pesquisa a artigos publicados entre 1 de dezembro de 2019 e 16 de março de 2020 e fizeram a pesquisa a 3 de abril de 2020. Incluíram 68 artigos.

O que foi apurado: No momento desta revisão, os estudos incluídos mostraram que o valor preditivo positivo (VPP) dos testes de RT-PCR era >10 vezes maior que o das tomografias computorizadas do tórax em países com baixa prevalência (<10%) de COVID-19 ; e que a tomografia computorizada do peito e os testes de RT-PCR apresentaram valores preditivos negativos (VPN) altos.

No momento desta revisão, os estudos incluídos apresentaram sensibilidade e especificidade combinadas de tomografia computorizada do tórax para o diagnóstico de COVID-19 de 94% e 37%, respetivamente.

No momento desta revisão, os estudos incluídos apresentaram uma sensibilidade combinada dos testes de RT-PCR para o diagnóstico de COVID-19 de 89%.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share