Escolas de campo para agricultores melhoram algumas práticas agrícolas e resultados dos agricultores

Added June 30, 2020

Citation: Waddington H, Snilstveit B, Hombrados J, et al. Farmer Field Schools for Improving Farming Practices and Farmer Outcomes: A Systematic Review. Campbell Systematic Reviews 2014;10: i-335.

De que se trata? A pandemia do COVID-19 diminuiu a produção agrícola, reduziu a oferta de trabalhadores, danificou as cadeias de suprimento de alimentos e aumentou a insegurança alimentar. As pesquisas existentes em escolas de campo para agricultores para promover o aprendizado de novas tecnologias podem fornecer informações úteis para aqueles que planeiam a resposta à pandemia do COVID-19 e procuram aumentar a produção agrícola.

Nesta revisão sistemática de Campbell, os autores buscaram estudos de escolas de campo para agricultores em países de média e baixa renda, incluindo estudos qualitativos sobre barreiras e facilitadores. Eles não restringiram suas pesquisas por data ou idioma de publicação e concluíram a pesquisa em outubro de 2012. Foram incluídos 92 quase-experimentos e 20 estudos qualitativos.

O que foi encontrado: As escolas de campo melhoraram o conhecimento dos agricultores, adoptaram práticas benéficas e reduziram o uso excessivo de pesticidas e a degradação ambiental, levando a resultados positivos para os agricultores.

O conhecimento de melhores práticas não se espalhou para os agricultores vizinhos que não participaram do programa de escolas de campo para agricultores.

Programas de larga escala de escolas de campo para agricultores não foram eficazes.

Os efeitos das escolas de campo para agricultores no empoderamento dos agricultores são incertos.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share