Equipamentos de proteção individual para cirurgiões durante a pandemia de COVID‐19 (pesquisa feita em abril de 2020)

Added June 21, 2020

Citation: Jessop ZM, Dobbs TD, Ali SR, et al. Personal Protective Equipment (PPE) for Surgeons during COVID‐19 Pandemic: A Systematic Review of Availability, Usage, and Rationing. British Journal of Surgery. 2020 May 12.

De que se trata? Uma variedade de tipos de equipamentos de proteção individual (EPI) estão a ser usados para tentarproteger os profissionais de saúde, como os cirurgiões, da infecção por COVID-19.

Nesta rápida revisão, os autores pesquisaram artigos sobre o uso de EPI em ambientes cirúrgicos durante a pandemia de COVID-19. Eles fizeram a sua pesquisa em abril de 2020. Os autores incluíram 95 estudos, abrangendo fontes de transmissão (29 estudos), tipos de EPI (8), considerações específicas à especialidade (25), escassez e racionamento de EPIs (23), ética (7) e inovação (3).

O que foi encontrado: No momento desta revisão, os artigos incluídos identificaram procedimentos geradores de aerossóis, vapores libertados durante a cirurgia e fluidos corporais contaminados, como importantes fontes de transmissão de COVID-19.

No momento desta revisão, os artigos incluídos mostraram que o EPI completo é recomendado na realização de procedimentos geradores de aerossóis durante a cirurgia, laparoscopia em cirurgia geral, endoscopia; procedimentos similares em ginecologia, cirurgia pediátrica, urologia, ortopedia, cancro na cabeça e pescoço e neurocirurgia; e procedimentos que envolvem contato face a face durante as cirurgias maxilofacial, otorrinolaringológica e plástica.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share