Equipamento de proteção individual para proteger o pessoal médico de doenças altamente infecciosas

Added April 23, 2020

Citation: Verbeek JH, Rajamaki B, Ijaz S, et al. Personal protective equipment for preventing highly infectious diseases due to exposure to contaminated body fluids in healthcare staff. Cochrane Database of Systematic Reviews 2020; (4): CD011621

De que se trata? Uma variedade de tipos de equipamento de proteção individual (EPI) está a ser usada para tentarproteger os profissionais de saúde da infeção pela COVID-19.

Nesta revisão sistemática Cochrane, os autores procuraram estudos sobre o resultado de diferentes tipos de EPI, formas de o aplicar e remover e ainda como instruir os trabalhadores a cumprir com as orientações sobre o seu uso. Não restringiram a sua pesquisa por data, tipo nem idioma de publicação, e fizeram as suas pesquisas em março de 2020. Identificaram 14 ensaios aleatorizados, 1 quase-aleatorizado e 9 não aleatorizados (total: 2278 participantes).

O que funciona: O uso de respirador purificador de ar alimentado a energia pode fornecer mais proteção do que a máscara N95 e bata, mas foi mais difícil de colocar.

Batas longas podem proteger melhor contra a contaminação do que fatos-macaco e são mais fáceis de tirar; e as batas podem proteger melhor contra a contaminação do que aventais.

O EPI feito a partir de material mais respirável pode levar a um número idêntico de manchas no tronco quando comparado com material mais repelente à água, mas pode ser mais do agrado dos utilizadores.

Outras intervenções que podem reduzir a contaminação incluem: combinação de batas e luvas seladas; batas mais ajustadas ao pescoço, pulsos e mãos; uma melhor proteção no tecido entre a bata e o pulso; e presilhas para agarrar e facilitar a remoção de máscaras ou luvas; usara recomendação dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) para remover EPI; remoção de luvas e bata num só passo; luvas duplas em comparação com luvas simples; e instruções faladas e higienização extra de luvas com amoníaco quaternário ou lixívia ao remover o EPI.

Para instrução: o uso de simulação adicional por computador, uma palestra em vídeo com instruções sobre como colocar EPI e instruções em pessoa podem ser melhores do que fornecer apenas pastas ou vídeos.

O que não funciona : Nada foi reportado.

O que é incerto: Não existem evidências suficientes sobre os efeitos a longo prazo da eficácia dos métodos de treino.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

 

 

Share