Equipamento de proteção individual para proteção contra infecções respiratórias em estabelecimentos de saúde no Paquistão

Added June 10, 2020

Citation: Chughtai AA, Khan W. Use of personal protective equipment to protect against respiratory infections in Pakistan: A systematic review. Journal of infection and public health. 2019;12(4):522-7

De que se trata? Estão a ser usados vários tipos de equipamento de proteção individual (EPI) para tentar proteger os profissionais de saúde da infecção pela COVID-19. Os responsáveis políticos de alguns países, como o Paquistão, podem considerar útil dispor de um resumo das evidências existentes específicas para o seu país.

Nesta revisão sistemática, os autores procuraram investigação sobre o uso de EPIs para prevenção de infecções respiratórias em instituições de saúde no Paquistão. Restringiram a pesquisa a estudos realizados no Paquistão e publicados em língua inglesa, até dezembro de 2017. Incluíram 13 estudos observacionais ou transversais, que se focaram em gripe (2 estudos), tuberculose (2) ou múltiplas doenças respiratórias (incluindo gripe) ou infecções gerais (9).

O que foi constatado: Na maioria dos hospitais e dos laboratórios do Paquistão, não existiam diretrizes e procedimentos operacionais normalizados relativos ao uso do EPI, e as recomendações para o seu uso eram inconsistentes.

As máscaras faciais e as luvas foram os EPIs mais usados para a proteção contra infecções em estabelecimentos de saúde no Paquistão.

O EPI não estava disponível em muitos estabelecimentos de saúde do Paquistão, e o seu uso foi limitado a situações de alto risco.

A conformidade com o uso do EPI foi baixa entre os profissionais de saúde do Paquistão, e houve alguma reutilização dos EPI.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share