Epidemiologia da COVID-19 (baseada em estudos até 21 de fevereiro de 2020)

Added April 27, 2020

Citation: Park M, Cook A, Lim J, et al. A systematic review of COVID-19 epidemiology based on current evidence. Journal of Clinical Medicine 2020; 9(4): 967

O que é isto? Informação sobre as características epidemiológicas do coronavírus, o SARS-CoV-2, e os efeitos das medidas de controlo podem ajudar legisladores e outros envolvidos na contenção da pandemia da COVID-19.

O que foi descoberto: No momento da análise, os estudos disponíveis demonstram que o SARS-CoV-2 possuía um período de incubação de 4 a 6 dias, com 1.9 a 6.5 de casos secundários causados por um doente infetado, 5 a 8 dias entre infeções sucessivas e a duplicação da epidemia de cada 3 a 7 dias.

No momento da análise, os estudos disponíveis demonstraram que idade, sexo e raça não afetavam a propensão de uma pessoa para contrair o vírus nem a probabilidade de transmissão após contacto com um doente da COVID-19.

No momento da análise, os estudos disponíveis demonstraram que a taxa de mortalidade era de 2% a 15%, mais elevada em doentes de grupos etários mais avançados e naqueles com condições preexistentes, e que as crianças desenvolveram sintomas mais leves e tinham um prognóstico melhor.

No momento da análise, a taxa de mortalidade mundial estimada era de 0.3% a 1.4%, com 17.9% dos casos a serem assintomáticos.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share