Encerramento das escolas para reduzir a transmissão da gripe

Added June 6, 2020

Citation: Jackson C, Vynnycky E, Hawker J, et al. School closures and influenza: systematic review of epidemiological studies. BMJ Open 2013; 3(2): e002149

De que se trata? A pandemia da COVID-19 está a colocar uma enorme pressão sobre as escolas e os serviços que estas oferecem. A investigação existente sobre o encerramento de escolas durante os surtos de gripe pode fornecer informações para ajudar os responsáveis políticos nesta matéria.

O que foi constatado: Em alguns estudos, o encerramento das escolas reduziu a transmissão da gripe sazonal e pandémica entre as crianças que frequentavam estas escolas.

Em alguns estudos, a incidência da gripe aumentou quando as escolas reabriram.

Em muitos casos, o encerramento das escolas ocorreu em fases tardias dos surtos, e não é claro se isto influenciou o decréscimo de casos de gripe.

O ‘timing’ e duração ótimos do encerramento não são claros, visto que os estudos diferiram em vários aspetos, incluindo se fecharam só escolas individuais ou se o encerramento das escolas foi generalizado.

Na maioria dos estudos sobre a gripe pandémica, foram utilizadas outras intervenções além do encerramento das escolas, o que também pode ter contribuído para uma redução da incidência.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share