Encerramento das escolas para prevenir a transmissão de COVID-19

Added September 4, 2020

De que se trata? Os esforços para prevenir a transmissão de COVID-19 incluíram o encerramento das escolas. Investigações sobre o impacto do encerramento das escolas, incluindo investigações durante outras pandemias causadas por vírus respiratórios, podem fornecer informações úteis aos responsáveis políticos. Foram comunicadas várias revisões sistemáticas e estão disponíveis mais detalhes das mesmas, incluindo citações e ligações para o texto completo, mais abaixo no presente resumo.

O que foi encontrado: No momento da sua rápida revisão, Viner et al. (2020) relataram que o encerramento das escolas por si só poderia prevenir 2-4% das mortes, o que era menos do que outros métodos de distanciamento social. Concluíram que, com base nos estudos disponíveis, os efeitos gerais do encerramento das escolas na transmissão de COVID-19 são incertos.

Bin Nafisah et al. (2018) relataram que a implementação do encerramento das escolas, antes ou depois de uma epidemia da gripe atingir o seu pico, reduziu a epidemia geral. O encerramento precoce e prolongado das escolas teve maior impacto nos picos epidémicos.

Jackson et al. (2013) relataram que o encerramento das escolas reduziu a transmissão da gripe sazonal e pandémica entre crianças nas escolas em alguns estudos e que alguns estudos descobriram que a incidência da gripe aumentou aquando da reabertura das escolas.

As revisões indicaram incertezas sobre o momento e a duração ideais para o encerramento das escolas; e sugerem que uma abordagem multifacetada para reduzir a transmissão nas escolas (com intervenções adicionais para o encerramento das escolas) pode ser mais eficaz.

Quais são as revisões:

Citation: Viner RM, Russell SJ, Croker H, et al. School closure and management practices during coronavirus outbreaks including COVID-19: a rapid systematic review. Lancet Child & Adolescent Health. 2020;4(5):397-404.

Nesta rápida revisão, os autores pesquisaram estudos sobre os efeitos do encerramento das escolas e outras práticas de distanciamento social com base-escolar nas taxas de infeção e transmissão durante surtos de coronavírus. As pesquisas não foram restringidas por data ou idioma das publicações e a pesquisa mais recente foi efetuada em 19 de março de 2020. Foram incluídos 16 estudos. Todos os artigos publicados diziam respeito ao surto da SRAG (síndrome respiratória aguda grave) de 2003, uma pré-impressão avaliou o efeito do encerramento das escolas na transmissão de outros coronavírus (endémicos) e cinco pré-impressões e um relatório dizia respeito à pandemia de COVID-19.

Citation: Bin Nafisah S, Alamery AH, Al Nafesa A, et al. School closure during novel influenza: a systematic review. Journal of Infection and Public Health. 2018;11(5):657-61.

Nesta revisão sistemática, os autores pesquisaram artigos que quantificassem os efeitos do encerramento das escolas durante epidemias de gripe. As pesquisas foram restringidas a estudos disponíveis em inglês e a pesquisa foi efetuada em março de 2017. Foram identificados 31 estudos que tinham utilizado modelos matemáticos ou dados provenientes de uma epidemia estabelecida.

Citation: Jackson C, Vynnycky E, Hawker J, Olowokure B, Mangtani P. School closures and influenza: systematic review of epidemiological studies. BMJ Open 2013;3(2):e002149

Nesta revisão sistemática, os autores pesquisaram investigações epidemiológicas relativas aos efeitos do encerramento das escolas na transmissão e incidência da gripe. As pesquisas foram restringidas a artigos publicados em inglês e a pesquisa foi efetuada em janeiro de 2012. Incluíram 22 estudos da gripe sazonal e 57 estudos da gripe pandémica.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share