Efeitos do isolamento social e da quarentena na saúde mental em crianças, adolescentes e jovens adultos (investigação até 29 de março de 2020)

Added September 4, 2020

Citation: Loades ME, Chatburn E, Higson-Sweeney N, et al. Rapid Systematic Review: The Impact of Social Isolation and Loneliness on the Mental Health of Children and Adolescents in the Context of COVID-19. Journal of the American Academy of Child & Adolescent Psychiatry. 2020 Jun 3.

De que se trata? As medidas tomadas para reduzir a transmissão de COVID-19 incluem o isolamento social, o que pode levar a problemas de saúde mental, por exemplo, em crianças, adolescentes e jovens adultos.

Nesta rápida revisão sistemática, os autores pesquisaram estudos sobre a relação entre a solidão e problemas de saúde mental em crianças e adolescentes saudáveis, bem como medidas de contenção de doenças, incluindo a quarentena e o isolamento social. As pesquisas foram restringidas a artigos publicados em inglês até 29 de março de 2020. Foram incluídos 63 estudos.

O que foi encontrado: No momento da revisão, os estudos incluídos indicaram uma associação positiva entre a solidão ou isolamento social e sintomas depressivos e de ansiedade, ideação suicida, automutilação e comportamento de risco de distúrbios alimentares entre crianças, adolescentes e jovens adultos.

No momento da revisão, os estudos incluídos indicaram uma taxa significativamente mais elevada de PSPT (perturbação de stress pós-traumático) e outros diagnósticos de saúde mental em crianças, adolescentes e jovens adultos na sequência de medidas de contenção de doenças.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share