Efeitos da concentração habitacional sobre as doenças respiratórias infecciosas

Added April 19, 2020

Citation: Shannon H, Allen C, Clarke M, et al. Web Annex A. Report of the systematic review on the effect of household crowding on health. In: WHO Housing and health guidelines. Geneva: World Health Organization; 2018 (WHO/CED/PHE/18.02). Licence: CC BY-NC-SA 3.0 IGO.

De que se trata? A pandemia do COVID-19 tem levado a que muitas pessoas tenham de ficar em casa. Dependendo do número de ocupantes e da área disponível na residência, isto poderá levar a uma concentração habitacional, que pode aumentar a transmissão de doenças respiratórias infecciosas.

Esta revisão sistemática foi usada para fundamentar as Linhas orientadoras de 2018 da OMS sobre Habitação e Saúde. Para a subsecção sobre doenças respiratórias infecciosas que não a tuberculose, os autores procuraram por artigos publicados em inglês entre 2004 e 2018 sobre estas doenças e a concentração habitacional. As pesquisas mais recentes foram efetuadas em Março de 2018. Foram identificados 14 estudos transversais, 6 de caso-controle, 5 de coorte e 5 ecológicos.

O que foi identificado: A concentração habitacional foi associada ao aumento do risco de doenças respiratórias infecciosas, tais como as hospitalizações e doenças ligadas à gripe, pneumonia, doença respiratória aguda e ao vírus sincicial respiratório.

O que não é claro: Não foi possível chegar a conclusões definitivas no que concerne cada uma das doenças respiratórias infecciosas devido ao baixo número de estudos.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share